QUEM SOMOS

Somos uma organização educacional comprometida em promover a alfabetização entre as pessoas mais necessitadas do mundo.


A Alfalit Internacional é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1961 já alfabetizou mais de 9 milhões de pessoas, servindo vários países com o seu Programa de Alfabetização de Adultos, Educação Básica, Nutrição e Desenvolvimento Comunitário.


A metodologia e material educacional da Alfalit já foram reconhecidos duas vezes pela UNESCO, em 1983 e 1992.


O 1º Prémio da Alfabetização Mundial foi entregue à Alfalit do Perú em 1983, onde foi referenciada a qualidade e a originalidade dos seus materiais didácticos e programa de leitura complementar e em 1992 a Alfasic da Guatemala recebeu um reconhecimento especial da UNESCO em Sevilha, Espanha.


Em 1991, o Director da UNESCO para a América Latina e Caraíbas honrou a Alfalit Internacional e as suas associadas, ao dizer que “os programas de alfabetização e educação básica eram dos mais completos e eficazes, devido à sua metodologia, qualidade dos seus textos e à riqueza da literatura complementar acerca da nutrição, saúde e desenvolvimento comunitário.”

 

Somos uma organização educacional comprometida em promover a alfabetização entre as pessoas mais necessitadas do mundo.

Angola
Bolívia
Chile
Costa Rica

Republica Dominicana

Argentina

Colômbia

Moçambique
Paraguai
Perú
Portugal

Estados Unidos

ONDE ESTAMOS NO MUNDO

Rep. Democrática do Congo
Guinea-Bissau

Haiti
Libéria

Sudão do Sul

 

METODOLOGIA

O método de alfabetização da Alfalit Internacional baseia-se num programa muito simples e sistemático que permite aos alunos aprenderem...

 

PARCERIAS

Acras

Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social

Assembleia de Deus de Portimão

Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social

Ação Social Igreja Batista de Almada – Monte da Caparica

Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social

Associação ProAbraçar
Almeirim - Santarém
Junta de Freguesia de Pontinha e Famões
Missão Lusitana
 Lagoa
Jocum - Organização sem fins lucrativos
São Tomé e Príncipe
Centro Paroquial de Famões 
Associação + Vida
Moscavide

Centro Cristão de Vida Abundante

Centro Cristão Vida Abundante – Olhão

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

Igreja Evangélica de Fafe
Associação Cristã de Reinserção
Apoio Social
Associação Jubileu Mais
Setúbal
 

Ensinar a ler.

Ensinar a Escrever.

Mudar Vidas.

Mudar o Futuro

Ser analfabeto nos dias atuais ainda é condição de uma grande parte da população mundial, mesmo considerando os diversos programas de alfabetização desenvolvidos.

Estes programas são insuficientes para combater as taxas de analfabetismo de alguns países e é percetível que esta condição se agrava  mais quando nos referimos a populações de baixo poder económico. No entanto, saber ler e escrever é um direito que assiste a qualquer cidadão.

Mas, ser cidadão alfabetizado nos dias actuais, requer muito mais do que saber ler, escrever e fazer contas. O século XXI exige outros conhecimentos, entre eles, saber lidar com situações e problemas do quotidiano.   O simples facto de saber ler e escrever não constitui ferramenta suficiente para enfrentar as situações do dia-a-dia, tais como o preenchimento de formulários, cheques, consultas de movimentos bancários, etc.

Estar inserido no contexto social dos nossos dias, requer outras aprendizagens significativas que permitam ao cidadão o seu processo de inclusão social. Incluído socialmente é aquele que tem acesso aos diversos recursos e consegue lidar com eles para resolver situações e problemas do seu dia-a-dia.

Este projecto propõe esta caminhada, colaborar na formação individual, social e tecnológica, capaz de dar as condições necessárias para que as pessoas que não tiveram acesso no seu tempo regular de aprendizagem o possam fazer agora.

Ari Gomes

Diretor Executivo

 
 

CONTATOS

Telemóvel: 919984826  |  Telefone: 218505030

Centro Paroquial de Famões 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!